Escolha o seu estilo

Escolha o seu layout

Esquema de cores

Educação Nutricional

A educação nutricional é conceituada como um processo educativo no qual, através da união de conhecimentos e experiências do educador e do educando, vislumbra-se tornar os sujeitos autônomos e seguros para realizarem suas escolhas alimentares de forma que garantam uma alimentação saudável e prazerosa, propiciando então, o atendimento de suas necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais.

Visando na formação ou mudança de hábitos alimentares saudáveis, isto implica em uma enorme e importante  mudança que se vincula as práticas e atitudes diárias do individuo . As atividades desenvolvidas em crianças na idade pré-escolar devem ser de forma que seja possível a compreensão delas, levando em conta as capacidades cognitiva, motora, afetiva e outras, mantendo a relação nutricionista/aluno  saudável e respeitando as características individuais de cada grupo .

O ambiente mais favorável para o desenvolvimento de programas e ações de educação nutricional, com certeza é a escola. Por ter sua estrutura muito próxima da família de seus alunos pode envolver também eles, atingindo assim um maior número e pessoas envolvidas na vida social do aluno. E ainda mais, a relação custo benefício das intervenções escolares apresenta normalmente um ótimo índice. .

As dinâmicas lúdicas pedagógicas são essenciais na promoção de bons hábitos alimentares. As crianças aprendem mais facilmente por meio de brincadeiras, sobretudo quando o assunto de alimentação saudável, inclui o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, e a diminuição do consumo de doces, frituras etc. Sendo assim, os escolares passam a ter maior contato com os alimentos mais rejeitados (verduras, frutas e legumes) e aprendem de forma divertida sobre a importância do consumo de cada grupo alimentar.

Débora Leitão Pereira
Nutricionista responsável pelo Centro Educacional Cantinho Verde
CRN10-0486

Atividades das Classes:

Categoria:, , ,

DataPr : 06 Jan 2016

Para o Topo